sábado, 24 de janeiro de 2015

UM GRANDE LEITOR

Por Julio Zamparetti

Uma professora me contou que havia comprado e lido todos os meus livros e, por ter gostado muito, emprestou-os para dezenas de pessoas. Então, subitamente, levou as mãos à cabeça e disse: “Desculpe-me, agora eles não comprarão mais seus livros”! Não tive como conter o riso e lhe falei que, para um escritor, mais importa é ser lido do que vendido. Eu não poderia condená-la por isso, já que eu mesmo já transcrevi em meu blog quase tudo que escrevi nos livros. Tudo está disponível gratuitamente a quem quiser, e na hora que quiser. Não por acaso os clics no blog me dão tanto prazer!

Mas meu leitor mais assíduo não tem computador. Não satisfeito em ter comprado e lido os meus livros, me visita todo mês e não vai embora sem que antes eu imprima e lhe dê os artigos que escrevi durante o mês. Este certamente vai parar em sua mão, quando ele vier pegar os novos artigos e dar o seu parecer sobre os anteriores. Nem sempre ele concorda comigo, mas conversa boa é aquela em que se sabe discordar com respeito e interesse pelo pensamento alheio.

Esse mês, janeiro, já está no final e ele ainda não apareceu por aqui. Deve estar na praia. Isso me fez perceber o quão valiosa é essa amizade. Estou sentindo falta de nossa conversa, o que me levou a escrever. Por mais que sejam prazerosos os clics no blog e as leituras que se fazem de meus livros, nada substitui o olhar respeitoso, a crítica educada, o abraço fraterno, a conversa amigável e o desejo de aprender um com o outro.

Um abraço, meu amigo Silvio. Se só você lesse o que eu escrevo, seria o suficiente para me motivar a continuar escrevendo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário