domingo, 21 de dezembro de 2014

PRECISAMOS DE UM NATAL

Por Julio Zamparetti

Quando a Virgem Maria recebeu a notícia do anjo, de que seria mãe do Filho de Deus, logo se espantou e, intrigada, perguntou: como será isso se sou virgem? Ao que o anjo lhe respondeu: Descerá sobre ti o Espírito Santo e o poder do Altíssimo te envolverá.

Assim também, nós muitas vezes nos vimos diante de circunstâncias das quais nos perguntamos: como poderei vencer se não vejo possibilidades para isso? Como alcançar a meta se sou cheio de limitações? Acho que se prestarmos bem atenção seremos capazes de ouvir o mesmo anjo dizendo: A possibilidade de vencer reside no fato de que descerá sobre ti o Espírito Santo e o poder do Altíssimo te envolverá.

Mas afinal, o que significa isso? Que poder é esse? Quem é esse Espírito?

Estou convencido de que o poder que nos envolve é o mover do Espírito Santo, fonte de toda vida da terra. Ser envolvido por ele é receber toda força que emana da terra, dos céus, do amor, da vida e das pessoas de bem. É perceber que nunca estamos sós, que Ele está presente, que de alguma forma sempre está conosco.

Quando Cristo nasce, não nasce só uma cabeça, nasce um corpo. Ele é a cabeça, nós os membros de seu corpo, dizia o santo Apóstolo. Portanto, o Natal que precisamos é o Natal do nosso próprio nascimento como corpo de Cristo.

Ser corpo de Cristo nos impulsiona à superação dos próprios limites. No corpo a mão não se limita ao que é capaz de fazer, porque como corpo é beneficiada por tudo que também o pé é capaz. Da mesma forma pés e mãos são beneficiados por tudo que também pernas, braços, olhos e ouvidos fazem.

Maria não estava sozinha, todo um corpo conspirou a seu favor. O anjo estava com ela, o sonho de José, o anjo do sonho e depois o próprio José estavam do seu lado. João Batista integrou esse corpo quando saltitou no ventre de sua mãe, Isabel, que com seu marido, Zacarias, também estavam juntos à Maria. Os magos do oriente, os pastores do campo, as ovelhas e os bois, as estrelas no céu e os anjos celestes compuseram um corpo espiritual que envolveu Maria de forma poderosa.

O nascimento do Messias é o nascimento de todos nós como um só corpo em que seus membros se envolvem um com o outro e um ao outro, se complementam, se fortalecem, um supre as deficiências dos outros, se importam uns com os outros. Nele todos somos fortes porque somos um. Não importa que nome damos a esse Cristo (se Jesus, Buda, Oxalá, Moisés ou Maomé), importa que sejamos envolvidos por esse Espírito, porque é desse Natal que precisamos. Natal que nos faz ser um na beleza da diversidade. Natal que faz com que amar ao outro seja como amar a si mesmo.

Precisamos, urgentemente, de um Natal.

Nenhum comentário:

Postar um comentário