terça-feira, 18 de junho de 2013

VINTE CENTAVOS DE REAIS OU TRINTA MOEDAS DE PRATA?

Por Edmar Pimentel


Ao ver os protestos nas noticias dos jornais de hoje, fiquei pensando qual seria a atitude de JESUS diante de tudo isso. 

Pensei um monte de situações onde JESUS seria contra uns e a favor de outros ou a favor dos primeiros e contra os últimos. Lembrei-me do texto onde Ele destrói a feira do templo dizendo que a casa de seu Pai é casa de oração (Mc 11,17).

Pensei um pouco mais e lembrei-me daquela ocasião em que os discípulos preocupados com a multidão pediram ao Mestre que despedisse em paz o povo para que chegassem a tempo nos povoados e encontrassem restaurantes e lanchonetes abertas e JESUS respondeu: daí-lhes vós de comer (Lc 9,13).

Pensei na viúva que estava caminhando para sepultar o único filho (Lc 7,12-14), na samaritana à margem do poço (Jo 4), no paralítico esperando ajuda para mergulhar no tanque porque não tinha quem o ajudasse (Jo 5), e no próprio JESUS às portas de Jerusalém quando emocionado expressou: Jerusalém quantas vezes eu quis reunir teus filhos, como a galinha reúne seus pintinhos debaixo de suas asas... E tu não quiseste! (Mt 23,37). 

Achei o texto do Bom Samaritano (Lc 10,27 ss) e percebi a preocupação de JESUS com o Reino e que este Reino é formado pelos pobres deste mundo e que o texto do Bom Samaritano começa com um teste sobre seus significados para os dias atuais quando Jesus questiona a aplicação da lei para seus dias perguntando sobre quem é o meu próximo? Ele conta a história... Mas de certa forma nenhum desses textos traduz o que sinto. Por outro lado chama à atenção a atitude de JESUS diante dos menos favorecidos, a quem sempre olhou e estendeu a mão e sempre buscou interceder e até se por no lugar, afinal por quem JESUS morreu mesmo? – É a pergunta que não quer calar. E assim também não devo me calar, não posso fazê-lo, as “pedras” estão clamando! (Lc 19,40).

Jesus de forma pacífica “revolucionou o mundo inteiro” cantava o “profeta” Raul. Vamos procurar ler o que dizem esses sinais de movimentação popular. Vamos ver e quem sabe nos unir aos pobres do Reino, se de fato os temos entre nós.

Um comentário:

  1. Estou alegre por encontrar blogs como o seu, ao ler algumas coisas,
    reparei que tem aqui um bom blog, feito com carinho,
    Posso dizer que ao ler a sua mensagem isso me entristeceu mas vi que tem razão, infelizmente não se sabe aproveitar o tempo de Deus, e é usado muitas vezes em benefício próprio, o que não só entristece mas também revolta, dá vontade de gritar, abram os olhos.
    Sou António Batalha.
    Que lhe deseja muitas felicidade e saúde em toda a sua casa.
    PS.Se desejar visite O Peregrino E Servo, e se o desejar
    siga, mas só se gostar, eu vou retribuir seguindo também o seu.

    ResponderExcluir