segunda-feira, 16 de julho de 2012

DEUS NÃO TEM NADA A VER COM RELIGIÃO


Por Julio Zamparetti

É isso mesmo. A cada dia que passa estou mais convencido de que Deus não tem nada a ver com esse negócio de religião. A religião é invenção humana. Desde que o homem passou a ter alguma noção de que a vida pudesse ser algo mais do que essa simples existência, começou a formular ações que lhe provesse algum proveito no pós-morte. E záz... Surgiu a tal religião.

É por isso que todas as religiões vivem e sobrevivem em função da morte. Este é religioso porque quer reencarnar melhor, aquele segue aquela religião porque anseia uma recompensa eterna, o outro não abandona sua igreja porque tem medo de ir pro inferno, enquanto também há os que se tornam fiéis porque esperam, ao menos, ficar menos tempo no purgatório. Tire o medo do inferno e as ameaças do diabo e as religiões começam a ruir.

Não foi apenas no relato de Gênesis que a Torre de Babel foi construída. As religiões também são babilônicas. Vivem para alcançar a Deus, ou vivem para fazer de seu líder um deus, colocando-o no cume da torre. Tire as promessas de fama e prosperidade e as torres vem ao chão.

Você pode até achar que fama e prosperidade são motivos justos para se buscar uma religião. Na verdade, é exatamente por isso que a maioria das pessoas a busca. Mas se sua religiosidade serve apenas para ligar você aos seus próprios desejos, você continua só, não se religou a ninguém, muito menos a Deus.

O verdadeiro cristianismo é anti-religioso. Enquanto a religião nos propõe alcançarmos o céu, Cristo foi enfático ao afirmar que isso é impossível ao homem. Para que o homem seja salvo não lhe cabe alcançar o céu, mas pelo céu se deixar ser alcançado. Enquanto a religiosidade nos convoca a atos e rituais que nos favoreçam na morte, Cristo nos convoca a atos que em vida favoreçam o próximo.

"Reconcilia-te com teu adversário enquanto estão juntos no caminho", disse Jesus. É esse tempo de vida, de caminhada nesta terra, que nos cabe promover o Reino de Deus, pois o Reino do Pai não é próprio da  morte, mas da vida. Contrariando todo princípio religioso, Jesus manda interromper o ritual do sacrífício, pois sacrifício algum tem valor, se não sabemos viver primeiro o ministério da reconciliação, a espiritualidade da vida, que nos religa ao sofredor, ao faminto, ao necessitado, preso, ou marginalizado e até mesmo aos inimigos.

É bom termos consciência de que a religiosidade vertical é uma falácia, salvo no sentido Deus/homem. No sentido homem/Deus a religação só é possível quando buscamos Deus no próximo. Não há outra forma pela qual Deus deixe ser alcançado. Os ritos e sacramentos religiosos não podem nos levar a Deus. Segundo os próprios catecismos, eles são meios, e não fins, de graça. Meios pelos quais Deus vem a nós, a fim de que alcançados e fortalecidos por Ele, O alcancemos horizontalmente, isto é, na pessoa de quem está junto no caminho. Nesse aspecto, sim, teremos um verdadeiro religare. Não por acaso disse São Tiago: "A verdadeira religião pura e sem mácula é essa: que cuideis dos órfãos e das viúvas em suas necessidades, e cuideis de si mesmo para não se corromper com o mundo".

Então, ok. Existe, sim, um verdadeiro religare, uma verdadeira religião... Mas ela não é construída com tijolos. Ela simplesmente acontece nas ruas, orfanatos, hospitais, presídios, asilos, ou qualquer outro lugar onde alguém se dispõe a ajudar outro alguém.

8 comentários:

  1. 1- "Deus não tem nada a ver com esse negócio de religião"
    Ta virando clichê entre os religiosos essa afirmação.

    2- "O verdadeiro cristianismo é anti-religioso"
    Falácia. O próprio Jesus estipulou "dogmas"(regras)e posteriormente os apóstolos acerca de deus e do "sobrenatural".

    3- "Enquanto a religiosidade nos convoca a atos e rituais"
    O que é a santa ceia um ritual simbólico.

    4- "Então, ok. Existe, sim, um verdadeiro religare, uma verdadeira religião... Mas tá dificil encontrar".
    Verdade, tá difícil. Essa "espiritualidade" não se encontra em nenhum sistema religioso, nem no cristianismo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, caro Aislan! É sempre um prazer receber teus comentários, aos quais vou fazer algumas observações:

      1. Não tenho ouvido por aí essa expressão, o que me faz crer que não seja clichê. Mas, independentemente disso, a religião se tornou um negócio do qual Deus realmente não tem nada a ver.

      2. A religiosidade surge no contesto histórico diante da necessidade que o homem sente de alcançar a Deus. Portanto, ela opera no sentido homem/Deus. O Cristianismo surge na atmosfera espiritual diante do amor que faz com que Deus se revele ao homem. Portanto, ele opera no sentido inverso à religiosidade, isto é, Deus/homem. Além do mais, Jesus jamais estipulou qualquer dogma, ou regra, que não seja o amor de uns para com os outros.

      3- Se você crê na Eucaristia como forma de alcançar a Deus, tem aí uma religiosidade (homem/Deus). Se você entende que ela é um meio de graça, sob o qual Cristo se manifesta aos homens, você tem aí uma espiritualidade cristã (Deus/homem). Se você tem a concepção da Santa Ceia simbólica, fique em casa e assista Paixão de Cristo, que faz mais sentido.

      4. De fato o religare não está disponível nos sistemas religiosos, mas na espiritualidade cristã, encontrada, embora raramente, dentro e fora do cristianismo.

      É o que penso.

      Um abraço, meu amigo!

      Excluir
    2. EU PENSO LOGO EU EXISTO,A PARTIR DISSO,A LINGUAGEM DE EXPRESSÃO SE FEZ INFINITA.CADA UM PENSA E SENTE O QUE MAIS LHE PARECER MELHOR,TALVEZ SEJA ESSE O MOTIVO DE TANTAS RELIGIÕES DIFERENTES,MAS DEUS OU COMO O DESIGNAMOS EXISTE POR SI SÓ.O REINO DE DEUS ESTÁ DENTRO DE CADA UM.COMO JESUA MESMO AFIRMOU.E AO CONHECERMOS A VERDADE ELA NOS LIBERTARA.AMEI SUA COLOCAÇÃO EM RELAÇÃO A RELIGIÃO GRATA.

      Excluir
  2. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  3. Olá Julio, o prazer é todo meu. Respeito sua opinião, mas, vamos a tréplica ... heheh

    1 - O modo mais fácil e rápido de constatar esse clichê que anteriormente me referi, é ligar a televisão em programas religiosos. Vemos muitos: "independente de religião"; "Deus não é religião"; "Deus não tem nada haver com religião", etc

    2 - Além do "amar uns aos outros", existem outros tantos dogmas e regras estipuladas pelo próprio Jesus. Poderia citar João 14:6 e João 3:4. Se pensarmos dogmas ou regras como princípios fundamentais de uma dada ideologia, é inegável que Jesus estipulou muitos dogmas e regras. A não ser que exista outra definição de dogma que eu desconheça.

    3 - O fato de eu entender que a eucaristia é um meio de graça, sob o qual Cristo se manifesta aos homens, não isenta ela de ser simbólica. Ora, independente do que eu creia, não estou tomando sangue e nem comedo carne, apenas creio que o vinho representa o sangue e o pão o corpo.

    4 - Por mais que as religiões tentem, o verdadeiro religare fica cada vez mais longe, quanto mais dogmática for a religião.

    Ora, há algum padrão no qual Deus se manifeste, ou seja, ele se manifesta a todos da mesma, seguindo "regras"?
    Se sim, Deus estaria preso a suas próprias regras.

    Ou, Deus se manifesta a cada um de forma particular, e essa forma é a que Ele bem quiser? Poderá um método religioso condicionar a vontade de Deus e a forma da sua manifestação?


    Respeito o que pensa, apesar que não concordar em muitas coisas.

    Forte abraço.

    ResponderExcluir
  4. 1 - Se é assim, me desculpe. Eu não perco meu tempo assistindo programas religiosos de televisão. Mas te garanto que o que eles querem com isso tem um teor bem falso, pois só querem te fazer mudar de religiosidade.

    2 - Jesus não é dogmático. Seus ensinamentos são o que podemos chamar de genéricos. Se Ele ordenou amarmos uns aos outros,cabe a nós descobrirmos como fazer isso. Talvez fosse mais fácil se Ele deixa-se uma listinha do que se deve ou não fazer, mas Ele jamais nos robotizaria. Quem faz isso é a religião que, não tendo nada a ver com Deus, dogmatiza a fé cristã.

    3 - Na verdade o fato de você não entender que o pão e o vinho consagrado são nada menos que o corpo e o sangue de Jesus, não invalida o que Jesus disse: "este é meu corpo... este é meu sangue"

    4 - Mas é isso que estou dizendo! Deus e a religião seguem caminhos diferentes!


    "Ora, há algum padrão no qual Deus se manifeste, ou seja, ele se manifesta a todos da mesma, seguindo "regras"?
    Se sim, Deus estaria preso a suas próprias regras."

    Deus não tem padrão. O homem é quem padronizou um deus pra si e chamou isso de religião.



    "Ou, Deus se manifesta a cada um de forma particular, e essa forma é a que Ele bem quiser?"

    Bingo!!!



    "Poderá um método religioso condicionar a vontade de Deus e a forma da sua manifestação?"

    Jamais.


    Como vês, não discordamos tanto assim.

    ResponderExcluir
  5. Verdade. Não discordamos tanto assim.

    Obrigado pela oportunidade de conversar (debater) com você.

    Forte Abraço

    ResponderExcluir
  6. mano pqp que texto foda brigado por me fazer pensar agora sou ateuzão brabo drogas maconha fortnite rockenroll porraaaaaaa!!!!!!!

    ResponderExcluir