sábado, 19 de março de 2011

UM DEUS PERFEITO PODE CRIAR UM SER IMPERFEITO?

Por Julio Zamparetti

Quando dizemos que o homem não foi criado perfeito, mas sim para ser perfeito, comumente se indaga: “mas como pode um ser perfeito, Deus, ter criado o homem imperfeito?”.

Muito simples! Uma criatura não carrega o DNA de seu criador. Para compreendermos isso, faz-se necessário entendermos o sentido aprofundado das palavras criar e crear. Criar retrata a transição de uma existência para outra existência. O termo é bem apropriado para o ser humano enquanto criatura de Deus. Pois Deus não o criou do nada, Ele o criou a partir do pó da terra. Isto é, a terra transitou de sua forma existente para uma outra forma de existência. Crear, por sua vez, retrata a transição da essência para a existência. Um termo bem apropriado para a creação do universo, que do nada se fez tudo o que existe. No entanto, ainda longe de retratar o que de Deus é gerado, pois, segundo o próprio Cristo, o Pai é Espírito. Logo, o que dEle é gerado é espiritual. Pois “o que é nascido da carne é carne e o que é nascido do Espírito é espírito” (João 3:6).

O que é nascido não transita de forma, muito pelo contra-rio, reproduz a exata semelhança, carrega os mesmos traços genéticos. Na geração não há transição, há sim transmissão.

Gosto de pensar nisso usando o exemplo de Santos Dumont e o 14 Bis. Ao criar o 14 Bis, Dumont não o fez transmitindo-lhe seu DNA. O que ele fez foi tomar matérias já existentes e tranformá-las em uma outra forma de existência. O 14 Bis não carregava as características genéticas de Santos Dumont, simplesmente porque Dumont não o fizera a partir do que ele era, mas sim do que ele tinha em mãos. Outros criadores poderiam fazer o mesmo e chegar ao mesmo resultado. Entretanto, quando tratamos de genealogia, genitores diferentes jamais chegarão ao mesmo produto, pois gerar é transmitir a existência a partir do que se é. Assim, um ser tão santo, Deus, não pode gerar algo imperfeito, mas com certeza o pode criar ou crear. Ao que Ele próprio afirmou: “Eu formo a luz e crio as trevas; faço a paz e crio o mal; eu, o Senhor, faço todas estas coisas” (Isaías 45:7).


.....................................................
Extraído do livro ESPIRITUALIDADE DINÂMICA

Nenhum comentário:

Postar um comentário