segunda-feira, 28 de março de 2011

QUEM GOSTA DE ROTINA

Por Julio Zamparetti

Quando aquela mulher samaritana pediu que Jesus lhe desse água viva a fim de que não precisasse mais ir até aquele poço, uma coisa ficou bem evidente: ela estava cansada daquela rotina.

Todos nós somos como aquela mulher, e facilmente nos cansamos das repetidas tarefas diárias, dos hábitos costumeiros e até da vida.

Então, quando Jesus lhe pediu para que trouxesse seu marido, ela lhe disse então que não tinha marido. Ao que Jesus falou: “bem disseste... porque o marido que agora tens, não é teu”. Depois de cinco casamentos, “ter marido” parece ter se tornado uma rotina na vida daquela mulher. Talvez o pior aspecto da rotina seja que aquilo que temos deixa de ser nosso. Fica sempre a sensação de que nosso trabalho já não é nosso, mas nós somos dele; nossos bens já não nos pertencem, ao contrário, parece que pertencemos a eles, deixamos de controlar as coisas para por elas sermos controlados.

Diante dessa circunstância a saída mais obvia que nos vem à mente é a mudança: mudar de carro, mudar de casa, mudar de emprego, mudar de mulher ou de marido, mudar de cidade ou mesmo de país. Infelizmente, a verdade é que esse escapismo, nada mais é que mudar de problema.

Não precisamos mudar de problemas, precisamos, sim, resolvê-los. E a solução não se trata de deixar a rotina, mas mudar a perspectiva que temos dela.

Costumeiramente reclamamos por ter que “lavar roupa todo dia”, fazer o mesmo itinerário, cumprir o mesmo horário, atender os mesmos clientes, usar os mesmos argumentos, encontrar as mesmas pessoas, resolver os mesmos problemas. A partir disso sonhamos em mudar de vida, quem sabe se ganhasse na mega sena... quem sabe se... se... se...

Talvez tenhamos sido ingratos pela graça da rotina. Pois são as rotinas que nos fazem valer os cabelos brancos. Já dizia São Paulo que as provações produzem perseverança, e esta, por sua vez, produz experiência que nos leva a ter esperança. Ou seja, a mesma rotina que faz os problemas se repetirem, também nos permite aprender a resolvê-los.

Se não fosse a rotina, não poderíamos aprender absolutamente nada da vida. Cada dia seria uma incógnita. A experiência de ontem em nada nos ajudaria hoje, e a de hoje não valeria nada amanhã. A rotina da qual nos queixamos é a mesma que nos permite nos precavermos dos percalços constantes.

Não foi a toa que o salmista pedia a Deus que lhe servisse um banquete diante de seus inimigos. A melhor forma de se livrar dos problemas é enfrentando-os, não fugindo, mas enfrentando-os sob uma nova perspectiva, a perspectiva cristã.

Nessa perspectiva cristã, barreiras não são empecilhos, mas desafios; a queda não é uma derrocada, mas uma nova oportunidade de se levantar; para o cristão, nem mesmo a morte é o fim.

A solução não é mudar a rotina. E antes que a própria mudança de rotina se torne rotineira, importa que nos renovemos no espírito e vejamos a rotina sob um prisma de renovação.

Graças à rotina você poderá fazer melhor hoje, o que não fez tão bem ontem; poderá agir corretamente a respeito do que errou ontem; poderá retratar-se amanhã das gafes que vier a cometer hoje; poderá ser mais amável com quem faltou carinho. Na perspectiva cristã, a rotina não é repetição, é recomeço, é nova vida!

“Vai e não peques mais”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário