quinta-feira, 31 de março de 2011

CONTRA QUEM LUTAMOS (V) O Gadareno

Por Julio Zamparetti

“Logo ao desembarcar, veio da cidade ao seu encontro um homem possesso de demônios que, havia muito, não se vestia, nem habitava em casa alguma, porém vivia nos sepulcros. E, quando viu a Jesus, prostrou-se diante dele, exclamando e dizendo em alta voz: Que tenho eu contigo, Jesus, Filho do Deus Altíssimo? Rogo-te que não me atormentes. Porque Jesus ordenara ao espírito imundo que saísse do homem, pois muitas vezes se apoderara dele. E, embora procurassem conservá-lo preso com cadeias e grilhões, tudo despedaçava e era impelido pelo demônio para o deserto. Perguntou-lhe Jesus: Qual é o teu nome? Respondeu ele: Legião, porque tinham entrado nele muitos demônios. Rogavam-lhe que não os mandasse sair para o abismo (Lucas 8:27-31).


Para compreendermos o que ocorreu neste episódio, faz-se necessário entendermos o contexto científico da época. Naqueles dias, cria-se que a terra era como um círculo e não como uma esfera. Acreditava-se que se navegássemos muito além da costa chegaríamos ao fim do “círculo” terrestre e cairíamos num eterno nada. Daí o uso da palavra abismo que vem do grego ábyssos e significa literalmente “sem fundo”. Portanto, cair no abismo significava cair numa eterna inexistência, ser expulso da terra, ser extinto do mundo dos vivos. Assim, entendemos porque em Marcos 5:10 diz que os demônios rogavam-lhe que os deixassem ficar naquela província. Estar na província era estar entre os vivos. Para o gadareno, permanecer com seus demônios na província, significaria viver a ameaça constante de ser tomado novamente pelos mesmos demônios, ou mesmo poder voltar a eles tão logo, assim, quisesse. Lançá-los ao abismo significaria extingui-los para sempre de sua vida.


O que se passava no interior do gadareno não era um estado de inconsciência, mas sim um conflito de consciência, um trauma da luta entre quem ele queria ser versus quem ele conseguia ser. Queria ser livre, sociável, comum, mas como suas iniciativas anteriores, tanto quanto a ajuda de seus parentes e amigos, foram frustradas, pensava que melhor lhe seria manter seus demônios na província e se conformar, apenas, com o que conseguisse ser. Ninguém vive por prazer a vida que este homem vivia. Sua vida era fruto de quem desejava respeito, integridade, liberdade, trabalho, dignidade, mas não havendo encontrado forças, nem condições de ser assim, mergulhou no mundo exatamente oposto àquele que desejou e não alcançou.


A verdade é que muitas vezes queremos nos ver livres das conseqüências do velho modo de vida, mas também queremos que este velho modo de vida continue na província, por perto, para quando o desejarmos de volta, ainda que por um tempo muito breve. Assim, muitas vezes nos prolongamos em situações que nos fazem regressar às coisas que Cristo já havia nos libertado. Nesses casos, pedimos a Jesus nossa libertação de todos os demônios, mas não queremos que nenhum deles seja extinto, pois estamos tão acostumados a eles, que já nos parecem familiares.


Outro fator que inibe a completa libertação são os juízos precatórios dos pregadores do terror, que anunciam aos quatro ventos que os demônios estão na província e poderão devorar você, ou porque você tem um pecado não confessado da infância, ou porque você tem algum pecado oculto que nem mesmo você sabe qual. Desse modo, as pobres e indefesas ovelhas caem numa completa neurose, vendo demônios em cada sombra, aterrorizadas pela possibilidade de que cada ato seu pode ser uma “base legal” para o inimigo.


Leia também os capítulos anteriores:

http://juliozamparetti.blogspot.com/2011/03/o-mudo-endemoninhado-terca-polemica-iv.html

http://juliozamparetti.blogspot.com/2011/03/terca-polemica-3-demonios-feitos-pela.html

http://juliozamparetti.blogspot.com/2011/03/terca-polemica-parte-2.html

http://juliozamparetti.blogspot.com/2011/03/terca-polemica-parte-1.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário