domingo, 6 de fevereiro de 2011

A VOZ DE DEUS NA HISTÓRIA

Por Leonardo Boff

Diz a epístola aos hebreus que “muitas vezes e de modos diversos Deus falou outrora a nossos pais” (Hb 1,1). Nunca deixou de se autocomunicar a todos os povos. Seus porta-vozes (...) ajudaram as pessoas a serem mais generosas e atentas à presença de Deus na história.

Para nós, cristãos, Deus se revelou particularmente na história do povo de Israel pelos seus profetas, poetas, salmistas, escritores e sábios. De forma única, em Jesus de Nazaré, em quem testemunhamos que Deus disse sim e amém a todas as promessas (cf. 2 Cor 1,19) e que sentindo-se Filho de Deus e primeiro de muitos irmãos e irmãs (Rm 8,29), nos deu a consciência de que também somos filhos de Deus. Os evangelhos guardam a saga e as palavras de Jesus, alimento permanente para todas as igrejas portadoras de sua herança e para todos os que se mostram sensíveis ao Espírito. Mestres cristãos como Santo Agostinho, São Francisco de Assis, Santo Tomás de Aquino, Pascal, o Papa João XXIII, Dom Hélder Câmara, irmã Dulce e uma legião de homens e mulheres que filtraram suas vidas pelos evangelhos continuam edificando as pessoas e convocando-as ao caminho do bem.

Precisamos superar um fundamentalismo freqüente entre muitos cristãos, mesmo entre teólogos que, ilusoriamente, imaginam ser as Escrituras Cristãs os únicos textos inspirados pelo Espírito de Deus. Na verdade, o Verbo ilumina cada pessoa que vem a esse mundo (cf. Jo 1,8) e seu Espírito paira sempre sobre toda a criação (Gn 1,2) e faz do corpo humano seu templo (1 Cor 6,19). Ambos inspiram grandes sonhos, visões e ideias que alimentaram milhões e milhões de pessoas pelos séculos afora.

Só leva a Deus aquilo que vem de Deus. Então, todos esses testemunhos cristãos e não-cristãos constituem a Palavra exterior de Deus à humanidade.

Por essa razão, devemos tratar com reverência e respeito tais textos sagrados e revisá-los com frequência para nos empaparmos da Palavra de Deus que nos guia e confirma no caminho do bem.

.............................
Extraído do livro O Senhor É Meu Pastor

Nenhum comentário:

Postar um comentário