quarta-feira, 23 de fevereiro de 2011

A GRANDE APOSTA: DEUS EXISTE?

Por Dinesh D’Souza

Pascal afirma que, na vida, temos de fazer apostas. Digamos que você receba a proposta de um novo emprego que pode levar sua carreira a novos patamares. O emprego parece muito promissor, mas, sem dúvidas, há riscos. Não dá para saber de antemão o que vai acontecer. Você tem de decidir se vai aceitá-lo. Ou digamos que você esteja apaixonado por uma mulher. Vocês já estão namorando há algum tempo, mas não dá para saber como vai ser o casamento depois de várias décadas. Você segue em frente com base no que sabe, mas o que você sabe é, pela natureza da questão, insuficiente. Contudo, você tem que tomar uma decisão. Não dá para continuar a dizer: “Vou continuar agnóstico até ter certeza das coisas”. Se você esperar demais, ela se casará com outra pessoa, ou vocês dois estarão mortos.

Do mesmo modo, Pascal afirma que, ao tomarmos nossa decisão com relação a Deus, nunca entenderemos tudo de antemão. Nenhum tipo de investigação racional pode fornecer respostas definitivas, já que não se sabe ainda o que vem após a morte. Portanto, temos de examinar as opções e fazer nossa aposta. Mas quais são as alternativas e como devemos avaliar as chances? Pascal argumenta que temos duas opções básicas e, em ambos os casos, devemos considerar o risco de errarmos.

Se tivermos fé em Deus e ficar claro no final que Deus não existe, estaremos diante de um risco negativo: o erro metafísico. Mas se rejeitarmos Deus ao longo da vida e ficar claro no final que Deus existe, há um risco muito mais sério: a separação eterna de Deus. Com base nesses dois resultados possíveis, Pascal declara que é muito menos arriscado ter fé em Deus. Diante de um resultado incerto, ninguém que é racional se nega a abrir mão de algo que é finito se existe a possibilidade de ganhar um prêmio infinito. Na verdade, sob essas condições, não crer é uma atitude irracional. Pascal escreve: “Pesemos o ganho e a perda, preferindo coroa, que é a opção de que Deus existe. Se ganhar, você ganhará tudo; se perder, você não perderá nada. Então, não hesite: aposte que ele existe.”

....................................

Extraído do livro A VERDADE SOBRE O CRISTIANISMO

Nenhum comentário:

Postar um comentário