quinta-feira, 3 de fevereiro de 2011

CHEGA DE FUNDAMENTALISMO

Por Julio Zamparetti

Até quando viveremos sob a tensão das acusações teológicas? Até quando a Bíblia que trás a maior história de amor, compreensão, compaixão e misericórdia será razão de inimizades e intolerância? Será que ninguém percebe que algo está muito errado?

A Bíblia não pode ser interpretada sem se compreender o contexto histórico e cultural sob o qual foi escrita. Caso contrário, reteremos, apenas, sua letra mortal e lançaremos fora todo seu Espírito vivificante. E essa é exatamente a causa da bagunça religiosa de nossos dias.

A verdade é que qualquer forma de interpretação que não seja permeada de amor, tolerância e respeito ao próximo, independentemente de sua cor, CREDO e raça, deve ser extirpada de nossa vida.

A história já nos mostrou o suficiente para entendermos que o fundamentalismo jamais demonstrou o caráter de Cristo, o Príncipe da Paz.

CHEGA! Paradoxalmente não consigo mais tolerar a intolerância!

Quero paz! Quero adorar a Deus e rezar com meu irmão católico; Cantar louvores com meu irmão evangélico; fazer o bem e caminhar com meu irmão espírita; aprender com a sabedoria de meu irmão oriental; proclamar a glória de Deus com meu irmão Sol e minha irmã Lua.; e ter minha religiosidade respeitada por todos. Não importa se somos diferentes, se pensamos diferentes. Se o amor de Cristo não cobrir a medida de nossas diferenças, religiosidade alguma faz sentido.

O mundo conhecerá a Deus, disse Jesus, quando formos um, não disse quando formos iguais.

Diz a liturgia: “O amor de Cristo nos uniu”...

... quem sabe, um dia!

4 comentários:

  1. Querido Rvdo., realmente a história mostrou que o fundamentalismo não edifica. A começar pela Igreja de Roma, que sacrificou milhares na "Santa" Inquisição, por discordarem de seus dogmas.

    Temos que amar um ao outro, sim. Respeitar um ao outro, sim. As pessoas são propriedades de Deus e, por isso, temos que nos amar.

    Entretanto, se a fé de um espírita, pela Bíblia, é condenada, como poderei deixar que ele continue em desobediência ao que Deus ensina em Sua Palavra? Se a sabedoria do oriental está impregnada de ídolos, como posso deixar que ele permaneça na idolatria? Que sentido tem pregar o Evangelho, as boas novas de salvação?

    Demonstramos amor por elas ao transmitir o amor de Cristo, que pressupõe obediência a Ele. Ele é o Salvador e Senhor.

    "Porque, como pela desobediência de um só homem, muitos foram feitos pecadores, assim pela obediência de um muitos serão feitos justos." Romanos 5:19

    A religião de Cristo é, sem dúvida, um divisor entre a verdade e o erro.

    "Não cuideis que vim trazer a paz à terra; não vim trazer paz, mas espada; Porque eu vim pôr em dissensão o homem contra seu pai, e a filha contra sua mãe, e a nora contra sua sogra; E assim os inimigos do homem serão os seus familiares". Mateus 10:34

    Falemos a verdade em amor e com humildade, sem ataques pessoais, porém, zelando pela revelação de Deus. Ecumenismo em torno de doutrinas anti-bíblicas tem um nome: Babilônia. Um fraterno abraço!

    ResponderExcluir
  2. "Entretanto, se a fé de um espírita, pela Bíblia, é condenada, como poderei deixar que ele continue em desobediência ao que Deus ensina em Sua Palavra?"

    Caro Gilliard, quem disse que você tem o poder de deixar ou impedir que alguém continue na fé que professa.




    "Se a sabedoria do oriental está impregnada de ídolos, como posso deixar que ele permaneça na idolatria?"

    Se tua fé está impregnada de preconceito como queres que ele te ouça?




    "Que sentido tem pregar o Evangelho, as boas novas de salvação?"

    Eis o problema dos evangélicos: Só tem valor pregar o Evangelho se houver proselitismo!



    Você citou Mt.10:34 porque não tem menor idéia do contexto hitórico, cultural e circunstancial sob o qual Jesus falou. Se tivesses o mínimo de entendimento sobre esse texto, entenderias a oração dos anjos: paz na terra aos homens de boa vontade.




    "Ecumenismo em torno de doutrinas anti-bíblicas tem um nome: Babilônia."

    Você está confundindo ecumenismo com sicretismo religioso. Ecumenismo não gira em torno de doutrinas, mas caminha em função do caminho; não impõe doutrina, mas respeita as diferenças.

    Paz e bem!

    ResponderExcluir
  3. Vou ser breve e não me estenderei mais após este comentário.

    "...poder de deixar ou impedir que alguém continue na fé que professa".

    O poder obviamente não é meu, mas há um Deus único, revelado em Cristo, que é o Caminho, a Verdade e a Vida. O papel dos cristãos é pregar sobre esse Deus e crer que o poder dEle irá transformar vidas.

    "Se tua fé está impregnada de preconceito como queres que ele te ouça?"

    Não há um 'preconceito'. Mas um 'conceito' daquilo que não agrada a Deus, conforme Ele mesmo revela em Sua Palavra.

    "Eis o problema dos evangélicos: Só tem valor pregar o Evangelho se houver proselitismo!"

    Preconceito há quando você chama a comissão evangélica de proselitismo. Encerrar as pessoas no erro nos recorda à Idade Média.

    "Você citou Mt.10:34 porque não tem menor idéia do contexto hitórico, cultural e circunstancial sob o qual Jesus falou. Se tivesses o mínimo de entendimento sobre esse texto, entenderias a oração dos anjos: paz na terra aos homens de boa vontade."

    Se os cristãos em geral estudassem melhor a respeito do santuário, teriam uma ideia melhor do ministério de Cristo e o que é ter paz na terra verdadeiramente.

    "Você está confundindo ecumenismo com sicretismo religioso. Ecumenismo não gira em torno de doutrinas, mas caminha em função do caminho; não impõe doutrina, mas respeita as diferenças."

    Exato, o ecumenismo respeita diferenças; porém, está procurando unir as pessoas em pontos de crenças que lhe são comuns. Para a Bíblia, aí está o problema.

    Fico por aqui. Um abraço!

    ResponderExcluir
  4. Obrigado por seu comentário. Fique sempre a vontade para expressar sua opinião.

    ResponderExcluir