terça-feira, 16 de novembro de 2010

PARA QUE VALE A TUA FÉ?

“Vós dizeis: Inútil é servir a Deus; que nos aproveitou termos cuidado em guardar os seus preceitos e em andar de luto diante do SENHOR dos Exércitos? Ora, pois, nós reputamos por felizes os soberbos; também os que cometem impiedade prosperam, sim, eles tentam ao SENHOR e escapam” (Malaquias 3.14-15).

Fico me perguntando: como pode um ímpio prosperar mais que um justo? Para ser honesto, nunca vi isso acontecer! Pois é impossível um ímpio estar à frente do justo, uma vez que eles não trilham o mesmo caminho.

Vamos tentar entender. Sabe aquele alemão, oito vezes campeão da fórmula 1? Pois é! Pasmem, mas eu garanto, ele jamais me venceu no kart, e duvido que um dia me vença, ainda que ele vença todas as corridas em que participar. Pois eu, certamente, nunca competirei com ele.

O que quero dizer é que do mesmo modo como não corro nas mesmas pistas onde compete Schumacher, também o justo jamais anda no mesmo caminho do ímpio. Ou seja, não há parâmetro para fazer qualquer comparação entre um e outro. Afinal, o que para um é um tesouro, para outro não passa de excremento.

A única forma de um justo ver o ímpio a sua frente é trilhar o mesmo caminho dele. Era exatamente isso que aconteceu a Israel, que, pelo que vemos no versículo acima citado, em vez de focar as coisas eternas, limitou-se a olhar as coisas passageiras. Nessa hora, o povo de Israel viu os ímpios sendo muito mais prósperos.

Qualquer semelhança não é mera coincidência. Essa imagem de Israel é o retrato da igreja de hoje. Uma igreja que não tem seus olhos em Cristo, nem seu coração nos bens eternos, e por isso, constantemente, empenha toda sua fé em desejos egocêntricos, fúteis e passageiros. Uma igreja que se diz cristã, mas abandonou o caminho de Cristo, porque um Cristo pobre, que anda com os humildes, come com pecadores, abraça os leprosos e ainda se doa sem nada querer em troca, ninguém quer seguir, mesmo que seja este o caminho da eternidade e de um mundo melhor!

A moda agora é o caminho largo, “só vitória”, “vai dar tudo certo”, “não mais choro”, “não mais sofrimento”, “ser o primo pobre nunca mais”, “ser de Jesus é ter carro novo”, “casa nova” e “quem não tiver que faça uso de sua fé”. Quanto engano!

Se esse é o caminho que a tua fé almeja, nem te preocupes se vais ou não vais alcançar o que procuras. Já estás no caminho errado, mesmo! Com dinheiro ou na miséria, serás o mesmo miserável.

Porém se teu caminho é Cristo e nEle buscas os valores eternos, mesmo que sejas rico ou pobre, serás sempre bem sucedido, alcançaste caráter, dignidade, podes andar de cabeça erguida e dizer: “Conheço a Deus e sou dele conhecido e amado”. Só os verdadeiros filhos de Deus têm essa prosperidade!

E aos loucos que fazem das coisas passageiras o seu tesouro, aguardem. Pois dos ornamentos, pedras preciosas e ricas dádivas que juntarem não levarão nada, e “não ficará pedra sobre pedra”.

E tu? Onde está o teu tesouro? Que caminho tens percorrido? Para que vale a tua fé?

Um comentário:

  1. Excelente reflexao reverendo. Como sempre seus textos sao claros e objetivos. Me orgulho muito em ser pastoreado com alguem com a visao focada no reino.

    ResponderExcluir