sexta-feira, 5 de novembro de 2010

A ALEGRIA DE DEUS

Por José Fernandes
Minuto de Reflexão

“Assim, eu vos digo, haverá alegria entre os anjos de Deus por um pecador que se converte”.(2Tm 4,17a)

A alegria é um sentimento marcante em todos os seres. Entre os humanos contagia, vibra, faz viver, condiciona ao bem-estar, cria boas expectativas, faz bem à saúde. Deus, como grande doador dessa graça, se revela com este sentimento. É um Deus alegre. Sua alegria revelada quando um pecador se converte, se arrepende. Coração compungido e contrito não é desprezado por Ele. Tem sua aceitação e, com espontânea vibração, contagia os anjos do céu.

Infelizmente, muitos não querem colaborar e preferem ver um Deus triste. É claro que Ele não se alegra com as maldades, com as guerras, com a ignorância, com a ingratidão. Estas aberrações destroem a raça humana. Sua tristeza não é sinônima de apatia e afastamento do caso. Ele reage com sabedoria e investe pesado, oferecendo algo novo: a conversão. Através da sua Igreja e do seu Espírito, Deus se faz presente no mundo. Ele se revela, inspira, motiva, transforma, converte, ama e perdoa. O motor parado, enferrujado e imprestável agora está funcionando. Isto engrandece e faz vibrar de alegria.

Deus abre-se em graça e se revela um ser alegre e feliz. Nada é forçado com o fim de trazer de volta o pecador, porém, quando isso acontece, a alegria de Deus e dos anjos é proclamada com grande júbilo. Vemos, claramente, a alegria descrita na parábola do filho pródigo. O pai não foi à procura do filho, não foi atrás dele para trazê-lo de volta, porém quando isso aconteceu, quando o filho resolveu voltar a seu pai foi recebido com grande festividade. Deus não perdoa o pecado, mas está sempre pronto a perdoar o pecador arrependido. Sua bondade é tão infinita que não existe pecado, grande ou pequeno, não existe tipo de pecador que não seja digno de sua misericórdia.

Baseado nesta graça divina, podemos causar “festas contínuas” nos céus. Nossa atitude pode ser temperada com o amor, tolerância, dedicação. Fomos convertidos e, nesta nova direção, temos um novo Pai, um Deus alegre, um real motivo para viver nossa fé.

Pense nisso. Tenha uma ótima semana e... Fique com Deus!

Nenhum comentário:

Postar um comentário