quarta-feira, 25 de março de 2009

A QUARESMA DE CRISTO

Nos dias que antecediam a páscoa, os judeus costumavam jejuar e se cingir de pano de saco e cinza. Costume que adentrou ao cristianismo e é observado até hoje pelos seguimentos mais tradicionais.

Também eram dias que antecediam a páscoa quando Jesus alimentou uma multidão com cinco pães e dois peixinhos. Que ligação haveria entre estes fatos?

Defendo piamente que o milagre que Cristo fizera não se tratou de multiplicação e sim partilha, pois o texto em lugar algum faz referência à multiplicação. Muito pelo contrário, diz que Jesus "partiu" e "repartiu" os pães e os peixes.

Em Isaias 58, a partir do verso 5, lemos que Deus não estava interessado nos jejuns de passar fome, nem nas cinzas em que se cingiam. O jejum que Deus quer, segundo Isaias, é que, entre outras coisas, partilhem o pão com o faminto. Eis o que Jesus fez e ensinou a fazer. Num período em que todos estavam habituados a passar fome Jesus promoveu a partilha do pão. Muitos não tinham nada, mas os poucos que tinham, tinham o suficiente para todos e ainda sobrou.

Jesus veio para transformar a religiosidade em algo transformador. Passar fome voluntariamente, por mera religiosidade, não mudará a vida do faminto, mas partilhar o pão faz toda diferença. A partilha, a caridade, o favor ao próximo, esse é o jejum que Deus quer. Essa é cinza da qual Ele quer que nos cinjamos.

Hoje, a páscoa tornou-se um período de consumismo sem sentido. Tudo bem se você gosta de chocolates em forma de tabletes ou ovos e os queira degustar na páscoa ou qualquer outro tempo. Tudo bem se você se cinge de saco e cinza. Mas faça a diferença. Faça com que a pedagogia desta quaresma transforme-se numa verdadeira páscoa cristã. Dê a este tempo o sentido que Cristo o deu. Partilhe o seu alimento com quem passa fome, partilhe seu tempo com quem sofre, partilhe seu ombro com quem chora, partilhe seu ouvido com quem precisa desabafar e partilhe palavras boas com quem carece de fé.

Uma quaresma autenticamente cristã para todos. Uma feliz Páscoa será conseqüência.

Nenhum comentário:

Postar um comentário