sábado, 31 de janeiro de 2009

SAL E LUZ

Entre os cristãos há dois lados opostos, extremos e errados na maneira de ser sal.

Jesus disse: "vós sois sal da terra". Repito: DA TERRA! Não de si próprio! A igreja já está parecendo um charque, de tanto que se salga! Em sua inércia, os cristãos, parecem uma estátua de sal. Absorvem uma aparência, por vezes, muito bonita, mas não cumprem a razão de sua existência. Alienam-se do mundo, não vão mais festas (só vão se for "gospel"), não se envolvem na preservação ambiental, não se importam com os problemas sociais, não participam das reuniões de bairro ou da escola dos filhos, não se manifestam contra a corrupção (ou porque estão com o "rabo preso", ou porque acham que isso é pecado). Tudo isso porque agora são santos e não se misturam com o mundo.

Neste aspecto a igreja se tornou um sal inútil, pois só quer salgar o que já está pra lá de salgado!

Não adianta ser sal e não sair do saleiro. Lugar do sal da terra é a terra. Terra que anseia o sabor e o cheiro de cristo. Não adianta nada dizer que o mundo vai de mal a pior e se alienar dos problemas. A igreja não foi instituída como sal da terra para deixar a terra sem sabor, ou se estragar. Nem foi constituída luz do mundo para deixar o mundo perder-se em trevas.

Por outro lado há aqueles que se misturam à terra e ao mundo, porém quando saem do templo não levam consigo a mentalidade que, no templo, foi ensinada. São cristãos dentro da igreja, fora dela "não tem nada haver".

Neste aspecto, a igreja tornou-se um sal insípido, inútil também. A psique de cristo, adquirida nas missas, cultos, estudos bíblicos, leituras, palestras, convenções, retiros, seminários e outros deve ser exercida no mundo, isto é, na escola, nos negócios, na política, nas festas, no trabalho, na faculdade, em casa e em qualquer lugar, pra que todo lugar seja conservado com o sabor de Cristo.

"Vós sois sal da terra e luz do mundo"

Nenhum comentário:

Postar um comentário