domingo, 18 de janeiro de 2009

PACIFICADORES?

Esta semana recebi alguns e-mails de um conselho de pastores, convidando a todos para um ato público, a realizar-se hoje, chamado COM ISRAEL, PELA PAZ. Para o mesmo pede-se que cada um leve sua bandeira de Israel.

De imediato estranhei a intenção dos promotores deste ato. Afinal, a paz não é unilateral. Portanto, quem deseja promovê-la deverá manifestar-se em favor do diálogo (que também é, no mínimo, bilateral) sob a perspectiva de que somos todos iguais. Como, então, promover a paz tomando partido de um dos lados em detrimento do outro?!

Se a razão deste evento fosse, de fato, a paz, conclamariam todos a levarem também bandeiras da Palestina, não somente de Israel.

Assim, questiono a validade deste evento. Vejo em uma manifestação unilateral, como esta, uma perigosa demonstração de intolerância e fanatismo religioso. Para essa gente, não importa o que Israel faça, sempre terá o seu apoio.

Não estou aqui dizendo que não quero paz para Israel. Quero e quero muito! Quero tanto quanto quero paz para todo o mundo. E por isso mesmo repudio um evento como este em questão. Estão fazendo um desfavor à paz e aos direitos humanos. Manifestar apoio a um dos lados de um conflito é ser favorável à opressão do outro. Isso não é paz. Repito: ISSO NÃO É PAZ! Se alguém chama isso de paz, essa “paz” eu não quero!

Questiono também a motivação dos organizadores. Quero ver quantos políticos estarão se fazendo de preocupados com a paz, angariando mais votoinhos de um povo de boa fé, iludido por pregações sensacionalista (“israelizacionista”). Enquanto isso não muda, a mão religiosa continua lavando a mão política.

Deus nos acuda!

3 comentários:

  1. Muito bom. Concordo contigo. Quando é que vamos organizar uma passeata pela paz bilateral?

    ResponderExcluir
  2. Caro amigo, a distância geográfica nos impede de, juntos, organizarmos tal passeata. Mas a propagação deste ideal já me parece um bom caminho.

    Um abraço!

    ResponderExcluir
  3. É por isso que eu me orgulho a cada dia mais por ser pastoreado por esse cara!!!!
    Pb Rangel

    ResponderExcluir