sábado, 17 de janeiro de 2009

Mais Um Capítulo do Conflito no Oriente Médio

Recebi por email e por comungar deste pensamento, repasso a vocês:

A Diocese do Recife – Comunhão Anglicana reafirma o seu compromisso pela Paz como fruto da Justiça entre todos os povos, e deplora mais um capítulo de violência em Israel/Palestina, expressando a sua solidariedade à Diocese de Jerusalém (Província Anglicana do Oriente Médio) por sua ampla rede de projetos sociais, inclusive 11 hospitais (tendo o de Gaza sofrido bombardeio). Antes que aos Estados, nossa preocupação é com os cidadãos, as pessoas, os civis inocentes, especialmente crianças e idosos. Como Igreja, nosso compromisso não é prioritariamente com o Judaísmo ou com o Islamismo, ou, muito menos, com o atual secular Estado de Israel (formado por 90% de ateus e agnósticos), mas com a Igreja, o atual Israel de Deus, o atual Povo de Deus, a atual Nação Santa, a atual Raça Eleita, presente, ininterruptamente, naquela região por dois mil anos.

Condenamos, veementemente, o terrorismo e a violência em todas as suas formas: o terrorismo judaico na década de 40, o terrorismo islâmico hoje, e o terrorismo de Estado em Israel também hoje. As questões econômicas, geopolíticas e geoestratégicas devem ser analisadas pelas respectivas disciplinas de estudo, por estudiosos e estadistas. Deve-se respeitar as Sagradas Escrituras, não forçando interpretações distorcidas que visem apoio político unilateral.

O atual estágio da Civilização não é mais compatível com Estados onde haja monopólios, seja de partidos, ideologias, classes; seja de etnias ou religiões. O Estado Democrático de Direito, com igualdade de deveres e direitos de todos perante a Lei é uma conquista, na qual o cristianismo teve importante participação. Um Estado Laico e Plural é a solução para Israel/Palestina, sendo a criação de dois Estados um mal menor.

Fazemos um apelo para os cristãos brasileiros para que orem, apóiem os cristãos daquela região e os esforços diplomáticos do governo brasileiro para uma paz justa para todos os povos que nela habitam.

Paripueira (AL), 16 de janeiro de 2009.

+Dom Robinson Cavalcanti, ose

Bispo Diocesano

Nenhum comentário:

Postar um comentário