sexta-feira, 23 de janeiro de 2009

INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL

Há alguns dias, conversava com um amigo programador, expert em IA (Inteligência artificial), que me explicava a complexidade e superioridade da inteligência biológica.

A IA é capaz de fazer cálculos e até resolver problemas complexos. Entretanto, isso sempre ocorrerá de forma objetiva, isto é, o computador resolverá os problemas com base nos objetos relacionados em seu banco de dados. É exatamente aí que começa a diferença.

A inteligência humana, ou inteligência biológica, é capaz de enfrentar problemas considerando não apenas os dados objetivos, mas também os fatores subjetivos, que são de número infinito e imperceptível a qualquer máquina.

Uma máquina pode calcular uma série de reações a partir de dados pré-estabelecidos, mas não pode considerar fatores subjetivos como o amor, a dignidade, a lealdade, a amizade e coisas semelhantes a essas que simplesmente podem mudar o rumo de qualquer resolução diante das circunstâncias da vida.

Assim, o fato de que a inteligência biológica é infinitamente superior à artificial não é nenhum problema. O problema é quando a inteligência biológica se reduz ao grau de IA, analisando somente as circunstâncias aparentes, perdendo a capacidade de considerar os fatores subjetivos como a ação do amor e a intervenção divina.

Quando alguém perde a fé e deixa de considerar o invisível, o divino, o transcendente e passa a confiar somente no que os olhos vêem, ele confina sua mente à condição de uma IA que é, diga-se de passagem, meramente burra.

A capacidade de considerar as subjetividades, de crer no invisível, é a diferença que nos faz confiar em Deus, acreditar no futuro, não perder a esperança, não desistir nunca e vencer o invencível. Pois não andamos por vista, mas por fé, seguros na bem-aventurança de crer sem ver.

Christus Victor! Semper Invictos!

Um comentário:

  1. amei gosto muito desse Blog. me ajuda em minha meditações adiaria.
    abração
    se tiver uma meditação sobre voto de pobreza mande para eu ver. fraternalmente
    luciano
    paxdominus@hotmail.com

    ResponderExcluir