segunda-feira, 26 de janeiro de 2009

Além das formas

"E não vos conformeis com este século, mas transformai-vos pela renovação da vossa mente, para que experimenteis qual seja a boa, agradável e perfeita vontade de Deus" (Romanos 12:2).

A palavra chave deste versículo é forma. Primeiramente aparece acompanhada do prefixo con, equivalente a co, uma contração da preposição com. Assim estar conformado significa estar com a forma de. Isto é, não conformar-se com o mundo é não estar com as forma do mundo.

Enquanto estou escrevendo este artigo, tenho ao meu lado um copo cheio de refrigerante (se bem que já não está tão cheio e logo estará vazio, mas isso não importa). O refrigerante dentro do copo fica com a exata forma do copo. Ele se conforma com o copo.

Muitas pessoas se conformam com o mundo. Cansaram de lutar, cansaram de agir diferente e de tanto cansaço resolveram deixar a vida os levarem de qualquer jeito. Dançam conforme a música que o mundo toca, vão sempre pela maioria, deixam-se moldar pela exata forma que o mundo esculpe.

O problema é que o mundo está corrompido e quer nos corromper também e nos confinar ao seu sistema inescrupuloso. Para isso lança suas ideologias perversas, querendo nos fazer acreditar que "sem cola não se sai da escola", que "o mundo é dos espertos", que "ser honesto é coisa tola, por aqui todo mundo rouba", que "bonzinho só se ferra".

Estão querendo nos deixar com a forma de quem não tem vergonha na cara.

A segunda formação da palavra forma é transformai-vos. O prefixo trans significa movimento além de.

Ao invés de nos conformarmos com os padrões pré-estabelecidos do preconceito racial, cultural e religioso, ao invés de nos conformarmos com os princípios deturpados da sociedade que privilegia uns em detrimento de outros, ao invés de ficarmos com a forma de quem pensa que o que importa é se dar bem, não importa ferir quem, ao invés de nos conformar, precisamos nos transformar. Isto é, ir além desta forma mediocre de vida. Você não precisa ser uma "maria vai com as outras". Você não precisa ser o que os outros querem que você seja. Você pode ir além.

A transformação que o Apostolo Paulo se refere no texto sagrado se dá pela renovação da mente, ou seja, começa no interior, no seu pensamento. Comece acreditando. Não se deixe engessar pelo conformismo. Vá além da forma e experimente "a boa, agradável e perfeita vontade de Deus".

Abram alas...

Nenhum comentário:

Postar um comentário